top of page


O que os vícios de linguagem dizem sobre nós quando falamos em público
Nem sempre o vício de linguagem é o problema. Às vezes, ele é o sintoma de algo mais profundo. Há algo curioso que acontece quando estamos diante dos outros. Mesmo quem fala com naturalidade no cotidiano, em casa, entre colegas ou amigos, muitas vezes se transforma diante de uma plateia. O ritmo muda, a respiração encurta e, de repente, surgem palavras que antes não estavam ali: “né?”, "ah", “tipo assim”, “tá?”. Esses pequenos vícios de linguagem , tão comuns quanto invol
2 min de leitura


Comunicação como alicerce de transição e reputação
Vivemos um tempo em que carreiras raramente seguem uma linha reta. Cada vez mais profissionais deixam posições consolidadas para se reinventar, por escolha ou por circunstância. No meu caso, depois de mais de 20 anos em empregos fixos, foi a comunicação que deu sustentação para essa virada. Já havia algum tempo que eu me posicionava de forma estratégica. O que antes acontecia em paralelo, como mentorias, treinamentos e #mediatraining, passou a ser a base da minha atuação e da
2 min de leitura


A fala do líder é a marca
Por que treinar lideranças para entrevistas, vídeos e redes sociais é uma decisão estratégica e urgente Quando a câmera ligou, ele travou. E a empresa sentiu. Era só uma gravação rápida: o vídeo institucional de um novo projeto. A liderança havia sido escolhida para representar a empresa. O ambiente estava controlado, o roteiro, alinhado. Mas, diante da câmera, a fala ficou embargada e os gestos não passavam segurança. O vídeo precisou ser refeito. A equipe de comunicação tev
3 min de leitura


Você é 40+ e ainda não teve tempo de pensar na importância de ter uma presença digital?
Depois de anos de experiência, uma clientela fiel e um nome respeitado no mercado, pode parecer que o digital não é algo necessário para se manter relevante. Afinal, o "boca a boca" sempre foi um bom aliado, certo? Mas a realidade é que o mundo mudou e, cada vez mais, as redes sociais são um componente essencial para o crescimento e a visibilidade profissional. Frequentemente, recebo profissionais experientes que se queixam ao verem o consultório ou o escritório do colega a
2 min de leitura


2025: O ano em que você não vai sabotar a sua marca pessoal
O ano de 2025 pode ser o marco da sua transformação profissional! É o ano em que você vai aprender a deixar de lado as inseguranças que impedem sua evolução e vai focar na construção de uma marca pessoal autêntica e poderosa. Como mentora de comunicação, especializada em oratória e gravação de vídeos, escuto frequentemente de meus alunos que eles sentem que nunca estão preparados. No entanto, ao observarem outros profissionais com a mesma, ou até menos bagagem, conquistando c
4 min de leitura


Influenciadores internos: o futuro da comunicação corporativa e o impacto na jornada do cliente
Com o passar dos anos, as redes sociais e o comportamento do consumidor mudaram significativamente, impulsionando as empresas a repensarem suas estratégias de comunicação. Em um cenário onde autenticidade e proximidade com o público são essenciais, uma tendência que promete ganhar força em 2025 é a ascensão dos influenciadores internos. Esse conceito é um desdobramento de um movimento mais amplo de humanização das marcas, e pode ter um impacto profundo na cultura organizacion
4 min de leitura


A decisão de subir no palco da vida: o poder da vulnerabilidade
Falar em público e gravar vídeos sobre a trajetória profissional são estratégias comprovadamente eficazes para alavancar uma carreira, mas o primeiro passo para adotar essas práticas não está nas técnicas, e sim em uma decisão profunda e pessoal: a coragem de se permitir ser vulnerável. Para muitos, esse é o maior obstáculo. A decisão de subir no palco da vida – seja diante de uma plateia ao vivo ou na frente de uma câmera – exige mais do que habilidades de comunicação; ela e
4 min de leitura
bottom of page
